top of page

das unheil

Alemanha, anos 1970. Uma pequena cidade se prepara para celebrar a volta dos sinos que haviam sido confiscados da igreja à época da guerra. Quem consegue repatriá-los é o pastor Leonard Wawra, chefe de uma família protestante composta por uma mulher dona de casa e dois filhos jovens, Dimuth e Hille. A primeira, mais velha, terminou a escola e resolveu desviar da faculdade através da fama. Posou nua em umas fotos e foi à Roma tentar a carreira de modelo, porém voltou para casa dos pais depois de ter sido enganada pelo agente italiano. Já o caçula, o jovem Hille, passa pela crise do vestibular pela segunda vez. A narrativa do filme se dá através da voz deste, que comenta a maré de azar antes da entrada na vida adulta. Há diversos flashbacks. Ele olha para a irmã como um horizonte, já que ela teve sucesso em afrontar a família conservadora; Arma uma mentira para fugir do exame de Latim, fingindo-se doente; Envolve-se com colegas subversivos que querem explodir instituições. As paixões de Hille saltam entre uma senhora infiel e uma mocinha da Igreja. Desmotivado, ele ainda esquece de cuidar da loja de animais que lhe fora confiada. Todos os bichos morrem de um dia para o outro. Fica a pergunta: a culpa é de Hille, um garoto irresponsável, ou isso seria um sinal da catástrofe porvir?

A cidade está agitada. A festa dos sinos será patrocinada pela indústria local, a qual é criticada por poluir o meio ambiente e desprezar seus funcionários. Os lixeiros estão em greve. Hille diz que a luta deles está mais bem organizada do que os seus colegas subversivos – entre eles um desertor do exército e dois alunos banidos da escola. Eles brigam entre si por não haver um plano de ataque eficiente. Eles guardam também uma arma biológica. Hille se acha um potencial criminoso. Enquanto isso, sua irmã corre atrás de dinheiro. Dimuth pede a um velho amigo e rouba da própria mãe. Faz visita a um biólogo que investiga o tumor de um cisne contaminado por cianeto. Há sérios problemas com o rio da cidade e tudo indica que a fábrica não trata seus resíduos como deveria. O pastor, pai desses jovens e figura política da região, mantém a festa dos sinos apesar do caos.

PF_JFS_Unheil-2-1024x631.jpg
JORNAL.jpg

Leia a transcrição da conversa com Lauro Escorel, Walter Lima Jr. e Michel Schettert após a sessão de Das Unheil no MAM-Rio.

JORNAL-corte.jpg
FLEISCHMANN_FT_DIB_36 copiar.jpg
CRITICA_dasunheil_Glauber-Rocha_GER.jpg
Lauro_Dib.jpeg
Longa-metragem alemão filmado por Dib Lutfi teve sessões inéditas no Brasil:

CINEMATECA BRASILEIRA (SP)

27-novembro-2022

20h

CINEMATECA DO MAM (RJ)

08-dezembro-2022

18h30

CINE LÍBERO LUXARDO (PA)

22-dezembro-2022

19h

CARTAZ-Das-Unheil-divulgacao-Cinemateca-SP.jpg
CARTAZ-Das-Unheil-divulgacao_Cinemateca-MAM-Rio.jpeg
CARTAZ-Das-Unheil-divulgacao-Belem.jpg
FLEISCHMANN_FT_DIB_36 1 copiar.jpg
Das-Unheil_Solange_Hess-1024x772.jpg
Das-Unheil1_s-1024x810.jpg
Das-Unheil_foto-1024x813.jpg
Das-Unheil2_s-1024x810.jpg

Curator

Michel Schettert

Follow

  • Pinterest
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page